DIRETORES REGIONAIS DA ANABB PARTICIPAM DE REUNIÃO ANUAL EM BRASÍLIA

19/03/2019

A reunião de diretores regionais da Anabb começou segunda-feira e prossegue até esta quarta-feira, em Brasília

A Anabb (Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil) está realizando reunião anual com os diretores regionais, na sede da Associação, em Brasília (DF). O encontro começou segunda-feira e prossegue até esta quarta-feira (20). O Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região está participando através do seu diretor Antonio Ribas Maciel Júnior. Também representando o Paraná, está presente Carlos Kravitz, diretor do Seeb de Ponta Grossa.

Este ano, 64 Diregs de todo o Brasil estão discutindo temas relevantes para os associados – como privatização do Banco do Brasil, conjuntura política, reforma da Previdência, sustentabilidade da Cassi, resultados da Previ, produtos e serviços da Anabb, entre outros – e definindo o planejamento dos trabalhos em suas bases.

O evento começou com a participação do psicólogo Ricardo Barros, que falou sobre o tema “Felicidade não tem idade – e é uma escolha diária: consciente, possível, necessária e urgente” para estimular a importância dos pensamentos e ações positivas no trabalho diário com os associados. Ricardo é aposentado do Banco do Brasil, foi gestor da área de pessoas e governança do BB e ministra palestras por todo o Brasil.

A abertura dos trabalhos foi realizada pelo presidente da Anabb, Reinaldo Fujimoto, que foi acompanhado na mesa de abertura pelos vice-presidentes da entidade Graça Machado, Douglas Scortegagna, Haroldo Vieira e João Botelho; pelos presidentes dos conselhos Deliberativo e Fiscal, Luiz Oswaldo Sant'Iago e Williams Francisco da Silva; e pelo representante dos Diretores Regionais, Carlos Francisco Pamplona (SC-52).

"Estamos aqui para trabalhar. Nesses três dias de evento, contaremos com a presença de pessoas envolvidas em todos os assuntos de interesse dos funcionários do Banco do Brasil. Vamos municiá-los de informações para auxiliá-los em suas bases", disse o presidente Reinaldo Fujimoto. Integrantes dos conselhos Deliberativo e Fiscal também participam da reunião.

PRIVATIZAÇÃO DO BB
O primeiro tema debatido foi a "Privatização do Banco do Brasil", conduzido pelo presidente do Conselho Deliberativo, Luiz Oswaldo Sant'Iago. "Temos que reforçar e mostrar a brasilidade do Banco, mostrar para a população e para todo o país a importância do BB e seu papel social. Temos que lutar e não podemos perder a esperança", disse. Durante o debate, Luiz Oswaldo ouviu sugestões e mediou as discussões entre os Diregs sobre o combate à privatização do Banco.

SUSTENTABILIDADE DA CASSI
Em um segundo momento, os Diregs tiveram a oportunidade de debater sobre a sustentabilidade da Cassi e o processo de negociação entre as entidades, a Caixa de Assistência e o Banco do Brasil. Reinaldo Fujimoto agradeceu a todos os Diretores Regionais o trabalho de mobilização dos associados desenvolvido durante as campanhas de autorização da ação judicial contra a Resolução CGPAR nº 23 e do Voto Não (contra a alteração estatutária da Cassi).

CONTAS DA ANABB
Os trabalhos da tarde do primeiro dia começaram com uma breve apresentação das contas da Anabb em 2018. A vice-presidente Administrativa e Financeira, Graça Machado, enfatizou que não houve reajuste na mensalidade da Associação, embora tenha ocorrido aumento nas tarifas bancárias cobradas pelo BB. "É importante que vocês, Diregs, tenham conhecimento destas informações, já que trabalham na base, diretamente com os associados", frisou.

RESOLUÇÃO CGPAR 23
Em seguida, os diretores regionais acompanharam a manifestação da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), autora do PDC 956/2018, que suspende os efeitos da Resolução CGPAR nº 23/2018. A Anabb teve participação direta na elaboração do projeto, apresentando uma minuta com argumentação técnica para seu embasamento. "Queria agradecer à Anabb pela possibilidade de participar desse evento, onde posso abordar a defesa do banco público, ainda mais nesse momento em que tudo o que é público está em risco. Saliento que temos que nos organizar, mesmo o cenário não sendo fácil, para que o PDC seja aprovado em plenário".

TESES JURÍDICAS
Ainda na tarde de segunda-feira, foram debatidas as novas teses jurídicas. A equipe jurídica da Anabb explicou detalhadamente as 5 teses de ações que são mais demandadas pelos associados nas redes sociais. Foram esclarecidas as dúvidas dos Diregs e ressaltado, mais uma vez, que a Anabb, historicamente, não ingressa com ações que envolvam prejuízos para o corpo social. "Nosso papel é esclarecer ao associado sobre os riscos, para que ele possa tomar a melhor decisão", declarou o consultor jurídico da ANABB, Francisco Marinho.

AÇÕES JUDICIAIS
Neste painel foram apresentadas a situação das ações impetradas pela Anabb e a divulgação junto aos associados, como o caso da ação IR Previ coletiva, que encerrou o prazo para o recebimento do Kit em 1º de março de 2019. Os Diregs fizeram ampla campanha junto às suas bases para que os associados enviassem a documentação. Na oportunidade, também foram esclarecidas as principais dúvidas recebidas pelos associados, bem como o resumo das liquidações que já ultrapassa os 1,7 bi em toda a história.

SEGUROS
Na finalização dos trabalhos, no primeiro dia de evento, os Diregs foram informados sobre a quantidade de associados que possuem seguros na Associação e a cobertura dos planos. Neste painel também foi informado os valores pagos aos associados, em 2018, no pagamento de coberturas e prêmios. "Os associados tiveram um ganho de qualidade com os seguros ANABB", declarou o Vice-Presidente de Relações Funcionais, Haroldo Vieira. (Fonte: ANABB - Fotos Divulgação) ro site da FEEB/PR