GOVERNADORES DO NE UNEM FORÇAS CONTRA PROPOSTAS DO GOVERNO BOLSONARO

19/03/2019

O Consórcio Nordeste é um instrumento político e jurídico de cooperação para o desenvolvimento social e econômico regional | Foto: Handson Chagas

Contrários à reformada Previdência (PEC 6/19) proposta pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL), bem como a medidas que facilitem o acesso a armas e que podem retirar recursos de áreas da saúde, educação e assistência social, os governadores dos 9 estados da Região Nordeste se reuniram, na última quinta-feira (14), em São Luis. O encontro marcou a assinatura do protocolo que cria o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).

O documento foi assinado pelos governadores do Maranhão, o anfitrião Flávio Dino (PCdoB); Piauí, Wellington Dias (PT); Ceará, Camilo Santana (PT); Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT); Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); Paraíba, João Azevedo (PSB); Sergipe, Belivaldo Chagas (PDT); Bahia, Rui Costa (PT); e pelo vice de Alagoas, Luciano Barbosa (MDB).

Instrumento político e jurídico de cooperação que visa ao fortalecimento regional e à proteção e promoção dos direitos sociais, o Consórcio terá entre as estratégias o diálogo permanente com os 153 deputados e 27 senadores representantes da população desses estados para que façam frente aos retrocessos embutidos nas propostas do governo Bolsonaro.

Os governadores entendem que a Previdência precisa ser debatida. Mas ao se posicionar em defesa dos mais pobres, dos trabalhadores rurais e das pessoas com deficiência, rejeitam mudanças que prejudiquem justamente os brasileiros que mais precisam de proteção do Estado. (Fonte: Diap) do site da Feeb/PR