Valor maior e antecipação do crédito são frutos da negociação com o banco
Após cobrança e negociação com o movimento sindical, o Safra informou que antecipará o crédito da segunda parcela da PLR para 22 de fevereiro – pela CCT, o banco teria até 1º de março para o pagamento –; além disso, pagará com o acréscimo de 20% na parcela adicional da PLR para todos os bancários e com 20% na regra básica para os funcionários em cargos técnicos administrativos (veja regras da PLR abaixo).
“Os 20% de acréscimos são conquistas dos trabalhadores, mais um exemplo de como a organização e a mobilização dos bancários ao lado de seu Sindicato valem a pena”, destaca o dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Flávio Monteiro, acrescentando que a antecipação do crédito também é resultado do diálogo e da negociação que o Sindicato mantém com o banco.
O Safra, já havia antecipado o pagamento da primeira parcela da PLR, que foi realizado no dia 14 de setembro. O valor pago em setembro será descontado desta segunda parcela.
Entenda a regra da PLR
Os bancários foram a primeira categoria a conquistar o direito à Participação nos Lucros e Resultados, em 1995. A PLR é formada pela regra básica e parcela adicional. Na Campanha Nacional dos Bancários 2018, a categoria conquistou reajuste de 5% nas parcelas fixas da PLR, assim como sobre salários e demais verbas. Veja como ficou:
PLR Total: Regra Básica + Parcela Adicional
• Regra Básica: 90% do salário + valor fixo de R$ 2.355,76. Caso o montante não atinja 5% do lucro líquido dos bancos o valor será elevado até o limite individual de 2,2 salários.
• Parcela Adicional: distribuição linear de 2,2% do lucro líquido anual dos bancos, com teto de R$ 4.711,52. (Fonte: Seeb SP) do site da FEEB/PR