Fale Conosco : (45) 3025-1313

IVAN MONTEIRO DEVE ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DO BANCO DO BRASIL EM 2019

22/11/2018


Atual presidente da petroleira, Monteiro (foto) é cotado para comandar o Banco do Brasil no governo Bolsonaro; Roberto Castello Branco assumirá a Petrobras

O atual presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, pode assumir o comando do Banco do Brasil a partir de 2019, no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro. De acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (19) pelo jornal O Estado de S. Paulo , vindas de uma fonte diretamente ligada às negociações do futuro governo, o convite foi feito pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes.

Antes de ser cogitado como possível presidente do Banco do Brasil, Ivan Monteiro estava sendo cotado para permanecer à frente da estatal depois da transição entre a gestão de Michel Temer para o governo Bolsonaro. Monteiro, no entanto, mostrou resistência em continuar na petroleira.

Ainda segundo informações do jornal, Monteiro teria dito a Guedes que seu trabalho nos últimos anos na Petrobrás foi desgastante e que a reestruturação financeira da empresa já foi finalizada.

A partir essas declarações, a continuidade de Monteiro no cargo passou a ser desconsiderada.

Caso Monteiro aceite o cargo, o comando da Caixa Econômica Federal pode ser passado para Rubem Novaes, ex-diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e professor da FGV, ou para Pedro Guimarães, sócio do Banco Brasil Plural.

Com a exclusão da possibilidade de Monteiro permanecer na Petrobras, o economista Paulo Guedes (que comandará o “superministério” da Economia, uma pasta que vai englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior) confirmou, na manhã de hoje (19), o nome do também economista  Roberto Castello Branco para assumir a direção da estatal a partir do ano que vem.

Castello Branco, que é apresentado, em nota, como economista com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”, foi indicado para a presidência da Petrobras justamente por Guedes. Ele já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. Além disso, Castello Branco é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolvimento Econômico da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Leia também: Mourão defende venda da BR Distribuidora e é contra a privatização da Petrobras

O atual presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, permanece no comando da estatal até a nomeação de Castello Branco, data em que assume a direção do Banco do Brasil . (Fonte: Brasil Econômico) do site FEEB-PR

 




  Email

  secretaria@sindicatobancariosfoz.com.br

  Telefone

(45) 3025-1313

Nossa Localização

Av. Jorge Schimmelpheng, 600
Sala 205, Ed. Center Foz, Centro
CEP 85851-110 | Foz do Iguaçu | Paraná

FILIE-SE

Fortaleça seu sindicato!

Todos direitos reservados a Sindicato dos Bancarios Foz - Copy right 2017 | Developed