Entidades Nacionais de representação e associados de vários estados da federação participaram do evento.
O Encontro Nacional Aberto em Defesa da Cassi, ocorreu no último sábado, dia 21 de setembro, na sede do Sindicato dos Bancários de Brasília.
A abertura do encontro foi feita pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo que saudou os presentes, havendo sido composta a mesa pelas seguintes entidades:
Wagner Nascimento – Coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB
Gilberto Vieira – Secretário Geral da CONTEC
Mônica Dieb – Diretora de Saúde do SEEB Brasília
Reinaldo Fujimoto – Presidente da ANABB
Cláudio Nascimento – Coordenador do Conselho de Usuários da Cassi de Brasília
Humberto Almeida – Diretor de Planos de Saúde e Rede Credenciada
Paulo Vinícius – Diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília e Representante da CTB
O objetivo do Encontro foi debater as estratégias e posições quanto a proposta de mudança estatutária da Cassi.
Os participantes da mesa fizeram suas considerações sobre o processo negocial e sobre a proposta do Banco do Brasil e seus ataques aos associados da Cassi.
Foi ressaltada a importância da unidade das várias entidades em defesa dos associados e pelo NÃO na votação.
O Diretor da Cassi Humberto Almeida que também defende a NÃO aprovação da proposta falou da sua luta dentro de Diretoria da CASSI para manter os direitos dos associados.
Após as falas da mesa de abertura, foi aberta a palavra para os diversos associados da ativa e aposentados de todo o Brasil. Participaram do evento associados de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e interior do Paraná, Minas Gerais, Bahia Campinas, Alagoas, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e outras cidades do Brasil.
Foram convidadas todas as entidades da Mesa de Negociação, bem como todos os dirigentes eleitos da Cassi, inclusive aqueles que estão defendendo a proposta.
Durante os debates, os associados destacaram suas preocupações com o futuro da Cassi e com a representação dos associados, no caso de a proposta ser aprovada. Muitos associados denunciaram a pressão e a assédio feito pelos gestores do BB nos locais de trabalho, para que os associados votem a favor da proposta, apesar da mesma ser prejudicial aos funcionários.
O encontro ampliou o debate sobre a Cassi e tirou uma Resolução Unificada contra a proposta do Banco do Brasil para a Cassi, cuja votação tem início hoje (24/09).
Um novo Encontro Nacional será realizado no dia 20 de outubro, em São Paulo e até lá deverão ser organizados encontros regionais para debater o futuro da Cassi e seus associados.
Foi proposta por participantes do Encontro e aprovada pela plenária a seguinte moção:
Moção:
O Encontro Nacional Aberto em Defesa da Cassi repudia a postura anti-democrática da direcao atual do BB, que abandonou a mesa de negociação e avilta o Funcionalismo com o assédio organizacional utilizado para forçar a adesão do funcionalismo.
Nesse cenário que precisa ser enfrentado e vencido com o nosso NÃO – única forma de proteger a nossa CASSI hoje – destacamos a necessidade de valorizar e apoiar a honesta e firme postura do Diretor eleito Humberto Almeida em defesa da CASSI e dos seus associados e associadas, favorecendo o diálogo, a clareza técnica e a defesa da governança democrática.
Diretoria Executiva da CONTEC
Fonte: FEEB-PR