CAMPANHA SALARIAL 2018: Reunião de Negociação com a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

18/07/2018

Nesta quarta-feira (18/07), foi realizada a reunião inaugural de negociação específica entre a Caixa Econômica Federal e a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN/CONTEC,  no Windsor Hotel, em Brasilia.

Estiveram presentes representantes das federações e sindicatos, sob a coordenação da diretora de Finanças da CONTEC, Rumiko Tanaka; representantes da Caixa Econômica Federal, sob a orientação do novo coordenador de negociação na mesa específica da Caixa, o gerente executivo José Isaac Arantes Freitas; e também, como convidados colaboradores, representantes da Advocef, Aneac, AudiCaixa e Fenag.

A Comissão Contec iniciou a reunião cobrando da CAIXA a resposta às reivindicações da Pauta de Reivindicações dos Bancários da CAIXA, entregue no dia 13 de junho em São Paulo, cujo conteúdo foi deliberado no  XLVI Encontro Nacional de Dirigentes Bancários e Securitários – Planejamento da Campanha Salarial 2018.

A coordenadora da comissão CONTEC pediu resposta sobre a clausula 1, que trata da Renovação do ACT. Esclareceu  que, nesta campanha salarial, a pauta é a renovação do ACT mais a inclusão de algumas novas cláusulas e ajuste ao texto de outras clausulas já existentes.

A comissão CAIXA informou que está revisando o conteúdo da Pauta e, que ainda existe prazo suficiente para análise desta questão.

Conforme acordado, sobre as cláusulas novas, passou-se a ser abordada as questões específicas de Saúde e Segurança Bancária. Iniciou-se abordando as seguintes questões de saúde: CLÁUSULA 13  – PROTEÇÃO À EMPREGADA GESTANTE; CLÁUSULA 15 – ESTABILIDADE AO FUNCIONÁRIO VÍTIMA DE ASSALTO, SEQUESTRO OU EXTORSÃO; CLÁUSULA 17 –  LICENÇA REMUNERADA PARA ACOMPANHAR PESSOA ENFERMA DA FAMÍLIA; e a CLÁUSULA 20 – AFASTAMENTO POR DOENÇA SUPERIOR A 15 DIAS.

CLÁUSULA 13 – PROTEÇÃO À EMPREGADA GESTANTE

A Comissão Contec solicitou que haja proteção para a gestante, no aspecto das condições de trabalho, garantindo a remuneração, função e a comissão da empregada.

RESPOSTA DA CAIXA: Caixa esclareceu que vai manter a mesma redação do ACT revisando.

 

CLÁUSULA 20 – AFASTAMENTO POR DOENÇA SUPERIOR A 15 DIAS

Visando melhorar a redação da cláusula constante do ACT, a comissão Contec solicitou que a Caixa se responsabilize pelo agendamento de perícias junto ao INSS no caso de afastamentos acima de 15 dias, quando o empregado não o fizer em prazo hábil, considerando a impossibilidade do mesmo devido as suas condições desfavoráveis de saúde.

RESPOSTA DA CAIXA:  Caixa negou o pleito, vai manter a redação do ACT vigente.

 

CLÁUSULA 15 – ESTABILIDADE AO FUNCIONÁRIO VÍTIMA DE ASSALTO, SEQUESTRO OU EXTORSÃO

De forma a resguardar os empregados que são vítimas de assalto, sequestro ou extorsão,  a CONTEC ressaltou a importância da garantia de estabilidade financeira dos empregados que estão em estado de stress gerado pela situação ocorrida, que muitas vezes traz implicações psicológicas.

RESPOSTA DA CAIXA:  A CAIXA negou conceder essa estabilidade financeira conforme solicitado.

CLÁUSULA 17 –  LICENÇA REMUNERADA PARA ACOMPANHAR PESSOA ENFERMA DA FAMÍLIA

A Comissão Contec solicitou que quando houver necessidade, a pedido médico, de licença para acompanhamento de pessoa da família, que não haja nenhum prejuízo na vida funcional do empregado.

RESPOSTA DA CAIXA: A Caixa quer retornar nesse tema na próxima reunião.

Após o esclarecimento do pedido das cláusulas, a coordenadora da CEBNN/CONTEC, Rumiko Tanaka continuou abordando outros assuntos sobre Saúde.

  •  CLÁUSULA 16 – PLANO DE SAÚDE E SAÚDE CAIXA –  Sobre esses temas, a CAIXA solicitou a comissão CONTEC que aguarde estudos e análises que estão em andamento.
  •  

    PCMSO – PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

Solicitou a CAIXA que continue avaliando e melhorando a  implementação do PCMSO junto aos empregados. Devido ao debate e aos pleitos realizados já há algum tempo, a coordenadora Rumiko Tanaka disse que muitas doenças foram detectadas nesses exames e que há necessidade de aperfeiçoamento para incluir como doenças ocupacionais as doenças mentais (depressão e ansiedade), tendo em vista o número de licenças desse tipo que têm sido identificadas.

RESPOSTA DA CAIXA – A Caixa afirmou que este programa tem sido tratado com muita ênfase para melhorar a saúde e  as condições de trabalho, prevenindo doenças ao seus empregados.

  • AMBIENTE DE TRABALHO

A Comissão CONTEC também solicitou a manutenção MAIS RIGOROSA dos equipamentos de ar condicionado, climatização, adequação URGENTE de mobiliário em vários ambientes de trabalho dentro da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Insistiu no tema porque a não adequação do ambiente de trabalho tem como consequências doenças como sinusite, rinite, LER e etc.  

RESPOSTA DA CAIXA: A CAIXA tem um setor especializado em manutenção dos equipamentos e mobiliários, que já faz o acompanhamento desses assuntos. A Caixa informou que o programa FIQUE BEM  visa melhorar a saúde mental dentro do ambiente de trabalho e que tem buscado aprimorá-lo constantemente. Informou também que tem um novo padrão de mobiliário visando seu aprimoramento. Tudo é acompanhado por uma área específica de logística.  

Com relação a ruído e climatização dos aparelhos, a CAIXA afirmou que há um acompanhamento sistemático com substituição do parque e, que existem metas para essa troca visando manter a qualidade do ar em todos os ambientes.

  • PSI – Programa de Seleção Interna

A Contec também cobrou da Caixa mais informações e esclarecimentos sobre a abertura do PSI da área meio.

RESPOSTA DA CAIXA – Informou que este processo iniciado neste mês de julho está priorizando oportunidade para àquelas unidades que não passam por dificuldades de quantitativo de pessoal e resultados, bem como oferece a oportunidade às Superintendências Regionais de fazer as adaptações quando necessário para oportunizar a participação de todos. Assunto será novamente abordado com a CAIXA.

Concluindo as questões de saúde, a comissão CONTEC solicitou que em todos os cursos de qualificação e capacitação que fosse incluído a lista de alimentos que previnam doenças mentais como ansiedade e depressão.

 SEGURANÇA BANCÁRIA

A Comissão CONTEC fez uma abordagem atual da situação de segurança bancária. Tendo em vista a criatividade dos meliantes, da fragilidade dos depósitos de explosivos, citando explosões de caixa eletrônicos em várias regiões do Brasil.   Neste tema, a comissão Contec solicitou que a Caixa que fosse qualificado e requalificado todo o pessoal por meio de cursos na área de segurança. Esse assunto deverá ser abordado em outras reuniões.

Encerrada a reunião, foi acordada a continuidade das negociações na próxima semana, quando serão abordadas as demais cláusulas. Local e data serão encaminhados posteriormente pela CAIXA.

A comissão CONTEC solicita que a mobilização entre os empregados da CAIXA continue forte. Só com uma mobilização da categoria conseguiremos conquistar as reivindicações dos bancários nesta campanha salarial!

Fonte: Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN/CONTEC

SINDICATO DOS BANCÁRIOS FOZ :.

  Email

secretaria@sindicatobancariosfoz.com.br

  Telefone

(45) 3025-1313

(45) 99807-3412

Nossa Localização

Av. Jorge Schimmelpheng, 600
Sala 205, Ed. Center Foz, Centro
CEP 85851-110 | Foz do Iguaçu | Paraná

FILIE-SE

Fortaleça seu sindicato!

Redes Sociais


Todos direitos reservados a Sindicato dos Bancários Foz - Copyright 2022 | Developed