REFORMA TRABALHISTA: DESEMPREGO MAIS ALTO, SALÁRIOS MAIS BAIXOS E DIREITOS EXTERMINADOS

05/07/2018

A reforma trabalhista prometeu e foi aprovada sob o discurso de que, sem os encargos dos empresários, os salários iriam subir e o trabalhador iria ter um incremento em seus proventos; pois o que houve foi exatamente o contrário: em um ano de reforma, o salário do trabalhador brasileiro já caiu 14 reais em média

A reforma trabalhista De Temer e Meirelles prometeu e foi aprovada sob o discurso de que, sem os encargos dos empresários, os salários iriam subir e o trabalhador iria ter um incremento em seus proventos. Pois o que houve foi exatamente o contrário: em um ano de reforma, o salário do trabalhador brasileiro já caiu 14 reais.

"O analista político André Santos, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), afirmou que, a partir da reforma trabalhista, cada trabalhador teve perda média de R$ 14 em seu salário. “Pode parecer pouco para a classe média, mas é muito significativo para quem ganha um salário mínimo”, afirmou. Ele fez as declarações ao participar de seminário, na Câmara dos Deputados, com o tema “Impactos da Aplicação da Nova Legislação Trabalhista no Brasil”.

O analista afirmou que tanto o poder Executivo quanto o Legislativo “têm culpa no cartório” ao, respectivamente, propor e aprovar uma reforma trabalhista que surtiu efeito “inverso” ao prometido. Santos disse que não houve crescimento de emprego no período de janeiro a março deste ano, quando a nova lei já estava em vigor. “Se o objetivo era dinamizar a economia e modernizar as relações de trabalho para se encarar novos desafios, isso ainda não teve o efeito necessário.”

Na avaliação do Diap, a reforma trabalhista resultou na precarização das relações de trabalho. “Os contratos intermitentes, por exemplo, devem ocorrer apenas para áreas em que é realmente necessário, mas, da forma como está posto na lei, é muito abrangente e vale para todos - a ponto de os empregadores, de forma irracional, quererem demitir trabalhadores fixos e contratá-los como temporários”, disse.

O cenário de perda de renda, desemprego e, ainda, do baixíssimo nível de crédito foi reconhecido pelo próprio Banco Central, conforme reportagem do 247 veiculada nesta terça (3).

Num estudo inserido no relatório de inflação de junho, o Banco Central estudou o comportamento de diferentes componentes da demanda privada nos últimos ciclos de retração e recuperação do Brasil. O estudo comparou os ciclos de 1999, 2001, 2003, 2009 e o atual. Em cada um deles, foi identificado o momento no qual a economia começou a sair do buraco e onde ela estava cinco trimestres após, segundo diferentes indicadores.

O estudo (veja o quadro abaixo) mostra que a suposta retomada atual é irrisória diante dos outros ciclos. Os números de geração de emprego são os piores de todos os ciclos, com um agravante: o estudo não leva em conta a qualidade dos (poucos) empregos criados após a reforma trabalhista, com remunerações e condições contratuais muito inferiores às até então existentes. No caso do crédito, só o cenário de 2001 foi pior que o de agora. (Fonte: Brasil247)