BANCÁRIOS E BANCÁRIAS DE FOZ DO IGUAÇU APROVAM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES

13/06/2018

Nesta terça-feira dia 12/06, foi realizada na Sede Social do Sindicato dos Bancários de Foz do Iguaçu e Região, a primeira Assembleia Geral da Campanha Salarial 2018 para toda categoria bancária.

O presidente, Arildo Onório, ressaltou a importância da participação dos bancários e bancárias em todas as atividades da campanha, já que com a Reforma Trabalhista a luta para manter e ampliar direitos da CCT deverá ser ainda maior. Ressaltou ainda alguns pontos da reforma que traz ataques aos direitos dos trabalhadores bancários destacando: o trabalho intermitente, contrato autônomo, a terceirização a hipossuficiência e o fim da ultratividade.

Com o fim da ultratividade, por exemplo, não existe mais a garantia de manutenção do estabelecido na Convenção ou no Acordo Coletivo anterior, enquanto um novo não for assinado. Todos os direitos conquistados por meio desses instrumentos ACABAM a partir 31 de agosto de 2018. Para impedir essa ameaça o movimento sindical vai entregar a FENABAN um pré-acordo que garanta a ultratividade da CCT até a assinatura da próxima.

O vice-presidente Paulo Körber ressaltou o fato de que tudo que foi obtido através de negociações anteriores e que hoje compõem o rol de benefícios que o bancário tem, tais como:  vale-alimentação e cesta-alimentação, incentivo à graduação, plano de saúde, apoio à formação continuada,  dentre outros; podem ser extintos e que somente serão mantidos através de nossa mobilização. Em relação aos diversos problemas  enfrentados pelos bancários dos bancos públicos, alertou para as nefastas consequências advindas das resoluções da CGPAR inviabilizando os planos de saúde destas empresas.

O secretário-geral do sindicato, Gilson dos Santos, coordenou os trabalhos da assembleia, que marca a abertura oficial da Campanha Salarial 2018, onde na ocasião falou sobre as dificuldades que enfrentaremos na campanha salarial, conscientizando os presentes da necessidade do fortalecimento do sindical através da participação e efetivação de novas filiações dos bancários que ainda não são filiados, ponderando que o sindicato é único lugar onde os bancários podem fazer denuncias de infrações nas relações de trabalho que ocorrem no dia-a-dia nas agências, sabendo que essas reclamações serão levado a conhecimento da diretoria dos bancos e cobrado soluções para que sejam resolvidas, mantendo o anonimato da denuncia.

REIVINDICAÇÕES
Nesta campanha salarial - conforme ficaram definido no Encontro Nacional, realizado em São Paulo de 25 a 27 de maio -, os bancários reivindicam reajuste com base no INPC dos últimos doze meses (setembro/2017 a agosto/2018) mais aumento real de 5%, e aumento real de 10% sobre verbas e benefícios, como vale-alimentação e cesta-alimentação.

Além da questão salarial, a classe pede ainda:
- Contratação de mais bancários para atender a demanda de serviços e evitar a extrapolação d
a jornada de trabalho;

- Maior participação na PLR;
- Fim das metas abusivas e do assédio moral;
- Fim das terceirizações;
- Melhoria da segurança nas agências;
- Melhoria no ambiente de trabalho para prevenir e combater as doenças ocupacionais.

- Que as homologações das rescisões de trabalho voltem a ser realizadas nos sindicatos, já que alguns bancos, entre eles o Santander, Itaú e Banco do Brasil, vêm realizando essas homologações em suas agências, brecha essa aberta pela reforma trabalhista;

Ao final da Assembleia votado e  aprovado os itens do edital de convocação incluindo a  pauta de reivindicações que foi construída e sistematizada pela os integrantes da categoria bancária de todo o país nos encontros estaduais e nacional.

As pautas dos três segmentos bancários ( Privado, BB e CEF) serão entregues a FENABAM no dia de hoje (13/06), e posteriormente será estabelecido um calendário de negociação para inícios das discussões.