FINANCIÁRIOS ENTREGAM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES À FENACREFI

16/05/2018

Os Financiários entregaram, na manhã da terça-feira 15, a pauta de reivindicações da Campanha Nacional 2018 à Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi), na sede da entidade patronal, em São Paulo.

O documento foi aprovado durante a 3ª Conferência Nacional dos Financiários, realizada no início de maio,

Entre as cerca de 60 cláusulas da pauta, a categoria reivindica reposição total da inflação com aumento real para os salários e demais verbas, como piso, PLR, tíquetes e auxílios. A proibição da terceirização dos serviços também está entre as demandas da categoria.

Os trabalhadores cobram, ainda, a unificação da data base com os bancários para que os empregados de instituições financeiras possam realizar uma campanha nacional e unificada para todos.

Os Financiários querem também a manutenção de todos os itens da atual Convenção Coletiva de Trabalho, com ajustes para impedir impactos da reforma trabalhista que permite retirada de direitos.

Os trabalhadores também reivindicam a manutenção das homologações no Sindicato, de forma que a entidade possa fiscalizar se foi feito o correto pagamento dos direitos rescisórios.

Outra reivindicação impede que as negociações para estabelecer acordos ou contratos sejam individuais. Os trabalhadores também precisam se conscientizar. Acordo individual não é bom. O empregador imporá ao empregado o que quiser, já que é detentor do poder de gestão. Os acordos individuais estão na reforma trabalhista de Temer com o objetivo de enfraquecer os trabalhadores e a luta por direitos.

Esta será a primeira mesa de negociação que acontece depois da aprovação da reforma trabalhista, que impacta diretamente em inúmeros direitos dos trabalhadores, Por isso, é importante garantirmos que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) valha para todos e que a cláusula da ultratividade seja mantida, para que os trabalhadores tenham seus direitos protegidos caso a negociação se estenda para depois da data-base, que é 1º de junho,

Desde Já reafirmamos nossa total disposição para negociar e avançarmos em vários aspectos específicos dos Financiários,

Foi cobrado ainda o fechamento de uma agenda de negociações para finalizarmos o mais rápido possível uma campanha vitoriosa para os Financiários.

A Fenacrefi se comprometeu a enviar, no próximo dia 23, uma proposta de calendário de negociações para avaliação dos representantes dos trabalhadores.
(Fonte: Seeb SP)