LUCRO DO SANTANDER SOBE 54% NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018 NO BRASIL

25/04/2018

Banco lucrou R$ 2,8 bilhões no período; receitas totais somaram R$ 14,298 bilhões.

O lucro líquido do Santander Brasil atingiu R$ 2,8 bilhões no primeiro trimestre, um crescimento de 54% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo banco nesta terça-feira (24).

No primeiro trimestre de 2017, o banco Santander teve seu lucro reduzido por uma tributação de R$ 872 milhões sobre investimentos no exterior e a amortização do ágio da aquisição do banco Real, fatores que não foram contabilizados no lucro gerencial.

Em relatório, o Santander informou que continua vendo 2018 como um ano de retomada da economia brasileira diante do quadro de queda de juros e baixa inflação.

"Em linha com esse cenário de crescimento, observa-se também sinais claros de recuperação nos mercados de crédito e trabalho, ainda que a um ritmo moderado, neste primeiro momento", disse o banco.

O lucro gerencial, que exclui fatores extraordinários do ano fiscal, alcançou R$ 2,85 bilhões nos primeiros três meses de 2018, uma alta de 25,4%. Esse resultado exclui, por exemplo, a proteção financeira feita pelo banco (hedge) contra a variação cambial. Apesar de não ser aceito como indicador de lucro pela regra contábil brasileira, esse indicador é usado por investidores para entender o resultado do banco sem fatores extraordinários.

As receitas totais do banco somaram R$ 14,298 bilhões no período, avanço de 13,7% em doze meses e de 4,1% em três meses.

Carteira de crédito
A carteira de crédito total somou R$ 280,398 bilhões no final de março, aumento de 9,0% em doze meses. Em três meses, a alta foi de 2,9%.

O banco atribui o crescimento da carteira de crédito "acima do sistema" ao aumento do crédito para pessoa física e financiamento ao consumo.

Segundo o banco:
1 - O crédito para pessoa física cresceu 5,2% ante os três meses anteriores
2 - O financiamento ao consumo avançou 4,1% no período

Inadimplência
A taxa de inadimplência acima de 90 dias atingiu 2,9% em março de 2018 e ficou estável na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação aos três últimos meses, houve uma queda de 0,2 ponto percentual.

"Essa redução (da inadimplência) decorre da resolução, nesse trimestre, do caso pontual no segmento de grandes empresas, que havia impactado este indicador no quarto trimestre de 2017", informou o banco.

Receitas de prestação de serviços
As receitas de prestação de serviços e tarifas bancárias somaram R$ 4,134 bilhões nos primeiros três meses do ano, uma alta de 11,5% em 12 meses.

Na análise detalhada, a receita de cartões e serviços adquirente foi a principal e somou R$ 1,360 bilhão. Na sequência, apareceram os serviços de conta corrente (R$ 798 milhões).

Resultado em 2017
O banco teve em 2017 um lucro líquido 44,5% maior no Brasil, somando R$ 7,99 bilhões. O valor foi impulsionado pelo aumento de receitas no país. Segundo o Santander, o resultado de 2017 foi o melhor da história para o banco.

As receitas do banco somaram R$ 52,9 bilhões em 2017, um avanço de 18,3% em relação a 2016. O crescimento se deve ao aumento das margens financeiras, dos spreads (diferença entre custo de captação de recursos e taxas cobradas nos empréstimos) e das comissões. (Fonte: G1) do site FEEB-PR