O primeiro lugar na lista de operadoras de planos de saúde de grande porte com mais reclamações por beneficiário não é das grandes empresas do mercado, seguradoras ou cooperativas médicas. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o maior pontuador no Índice Geral de Reclamações (IGR) em fevereiro de 2018 é o Saúde Caixa, com 8,69 ocorrências por usuário, muito além da média do segmento, que é de 2,78 no mesmo período.
Consulte o Índice de Reclamações.
Entre os principais motivos de reclamação, estão os problemas com autorizações prévias e coparticipação, que correspondem a 52,2% das demandas referentes ao Saúde Caixa. Dificuldades com reembolso geraram 19,5% das reclamações e insatisfação com os prazos de atendimento, 7,6%.
“Esse quadro resulta da gestão que a Caixa vem adotando, especialmente ao negligenciar a estrutura da Central de Atendimento e todo o sistema de coparticipação. Os usuários estão encontrando dificuldades para serem atendidos e isso é grave”, alerta a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.
Atrás do Saúde Caixa, que lidera o ranking pela segunda vez consecutiva, estão a Unimed Rio, com índice de reclamações de 7,02; a Biovida Saúde (7) e a autogestão dos empregados da Petrobras, com 6,54. Cassi, do pessoal do Banco do Brasil, ocupa a oitava posição, com 5,2.
O Índice Geral de Reclamações da ANS tem como principal finalidade apresentar um termômetro do comportamento das operadoras do setor no atendimento aos problemas apontados pelos beneficiários. O cálculo indica o número médio de reclamações recebidas nos três meses anteriores e classificadas até a data de extração do dado. O índice relaciona o número de beneficiários com a quantidade de reclamações recebidas contra a empresa.