CAIXA fecha 2017 com lucro de R$ 12,5 bilhões e paga PLR nesta quinta (29.03)

27/03/2018

A Caixa Econômica Federal encerrou 2017 com um lucro líquido de R$ 12,5 bilhões. O melhor resultado de sua história. Antes, a marca mais expressiva havia sido a de 2015, quando a estatal lucrou R$ 7,2 bilhões.  A Contec já havia antecipado o valor em janeiro.

O ganho da Caixa está baseado em 3 pontos: reajuste das tarifas (principalmente, dos serviços prestados ao Governo Federal), redução de despesas (mais de 7 mil empregados deixaram a empresa por meio de PDV, além da reestruturação que eliminou mais de 130 unidades e fechou diversas agências) e diminuição do provisionamento de perdas (esse último, ligado a forma como o plano de saúde – Saúde Caixa – será custeado com as mudanças determinadas pelo Ministério do Planejamento).

O anuncio oficial será feito nesta terça-feira (27.03), em São Paulo. Esse deve ser o último ato do presidente da Caixa, Gilberto Occhi, que está de saída para comandar o Ministério da Saúde.

PLR
A Caixa deve pagar a Participação dos Lucros e Resultados (PLR) aos bancários nesta quinta-feira (29.03). O sistema de pagamentos já rodou a folha. Pelo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), o banco tinha até o dia 31 de março para efetuar o pagamento.

A PLR na Caixa é composta pela regra básica Fenaban (90% do salário base), mais parcela adicional de 2,2% do lucro líquido dividido (pelo número total de empregados em partes iguais) e PLR Social.

A Caixa é o último dos cinco maiores bancos do país a distribuir os lucros. Essa não é a primeira vez que acontece. Ano passado, a situação se repetiu com o pagamento da primeira parcela. Fonte: CONTEC