BB ABRE CONCURSO "SEM CASSI" PARA NOVOS FUNCIONÁRIOS

08/03/2018

O Banco do Brasil (BB) publicou nesta quarta-feira (7)  um edital que abre concurso público para o total de 60 vagas: 30 imediatas e 30 para formação de cadastro de reserva para o cargo de escriturário, que exige nível médio para Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Seguindo  determinações da Resolução 23 da Comissão Interministerial de Governança  Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), o  edital não prevê o plano de saúde, nem odontológico entre as “vantagens” dos  aprovados no concurso que forem contratados.

Desde  2009, quando os funcionários passaram a ter direito à assistência odontológica,  este é o primeiro edital de contratação de funcionários que não inclui a  concessão destes direitos.

O  movimento sindical vêm denunciando as armadilhas da Resolução 23 da CGPAR desde  sua publicação, pois trata-se de documento que tem o único objetivo: reduzir  direitos e benefícios já conquistados pelos trabalhadores.

Além  de criar condições inferiores de trabalho para os novos empregados, o BB cria um  problema futuro de sustentabilidade do plano, eis que reduz a contribuição  pessoal de novos funcionários e da cota patronal.

Após  a entrada em vigor da abominável reforma trabalhista, esta é mais uma medida  deste governo para precarizar as condições de trabalho da população. "Justamente  no setor bancário, que mais ocasiona problemas de saúde para os empregados, o  Banco do Brasil deixará os novos funcionários sem a assistência médica da  Cassi", declarou Gladir Basso, presidente da Federação dos Bancários do Paraná e  o Sindicato dos Bancários de Cascavel.

Gladir  Basso já solicitou à Contec (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo  Financeiro) para que agende reunião com representantes do Banco do Brasil para  esclarecer a questão da Cassi para novos funcionários. Fonte: FEEB-PR.