Em rede social interna, Cafarelli anuncia PLR para dia 12

23/02/2018

O movimento sindical espera que promessa seja cumprida diante do lucro astronômico de R$ 11,1 bilhões do Banco do Brasil no ano passado (Leonardo Guandeline)

O movimento sindical sempre foi informado antes pelo Banco do Brasil sobre a data de pagamento da PLR. Este ano, contudo, o presidente do banco, Paulo Cafarelli, em mais uma das suas, usou a rede social interna para responder a um bancário que o crédito aconteceria no dia 12 de março (veja imagem abaixo).

Diante disso, e levando em consideração o lucro astronômico do banco em 2017, de R$ 11,1 bilhões em detrimento ao caos e a sobrecarga que os bancários enfrentam em locais de trabalho, os bancários esperam que a promessa de Cafarelli seja cumprida.

“O lucro exorbitante do BB foi obtido em razão do adoecimento de funcionários, da redução de postos de trabalho e do fechamento de centenas de agências em 2017, o que sobrecarrega os trabalhadores e precariza o atendimento à população. Esperamos ao menos que o prometido pelo Cafarelli seja cumprido, já que este ano o banco sequer avisou o Sindicato sobre o pagamento”, ressalta o diretor do Sindicato de SP, João Fukunaga.

O lucro do Banco do Brasil no ano passado cresceu 54,2% em relação a 2016. O resultado foi impactado, principalmente, pelo aumento da receita com tarifas, redução das despesas de provisão e das despesas administrativas.

O balanço do BB indica a redução de mais de R$ 2 bilhões na folha de pagamento em 2017, com o corte de 1.461 postos de trabalho, o que resultou em queda de 8% nas despesas com pessoal. Em 2016, o banco já havia reduzido o número de funcionários em 8.569 trabalhadores. Além disso, no ano passado foram fechadas 670 agências. (Fonte: Seeb SP) do site FEEB-PR