Mesa Extraordinária de Prestação de Contas da CASSI

08/02/2018

Foi realizada nesta terça-feira, 6/02, reunião Extraordinária da Mesa de Prestação de Contas da Cassi com o Banco do Brasil, Diretoria da Cassi e as Entidades Representativas dos Associados.

Embora na pauta estivesse previsto apenas a apresentação das Ações de Curto Prazo aprovadas na Cassi e as respostas às recentes notificações da ANS – Agência Nacional de Saúde – que regula os planos de saúde –, o Banco do Brasil acrescentou a apresentação sintética do relatório final da consultoria contratada pelo BB, conforme previsto no Memorando de Entendimentos.

Conforme previsto no Memorando assinado com as Entidades Representativas dos Associados, a empresa de consultoria foi contratada para análise e revisão de processos e sistemas, buscando o aperfeiçoamento do modelo de gestão e de governança e dos processos internos, a redução de despesas, a viabilização de parcerias estratégicas e a criação de mecanismos de uso racional dos serviços do sistema integrado de saúde da Cassi.

Na ocasião, a empresa de consultoria apresentou o relatório entregue ao BB e à Diretoria da Cassi, que será objeto de análise dentro das instâncias de governança da Cassi e do Banco do Brasil. A Cassi deverá fazer um relatório resumido para disponibilizar às Entidades Representativas dos Associados.

AÇÕES DE CURTO PRAZO PROPOSTAS

A Diretoria da Cassi apresentou um conjunto de Ações de Curto Prazo a serem desenvolvidas em cinco eixos principais:

– Negociação com a Rede Credenciada;
– Otimização da Estrutura das CliniCassi;
– Programas de Saúde;
– Reorganização da Gerência de Tecnologia da Informação; e,
– Política de Gestão de Pessoas.

Nas ações a serem desenvolvidas estão a melhoria dos sistemas e coordenação de projetos na área de Tecnologia da Informação, a implementação de projetos como CliniCassi com horário estendido, revisão para melhoria do PAD (Programa de Assistência Domiciliar), equidade do acesso, revisão do PAF (Programa de Assistência Farmacêutica) para ampliação e monitoramento com vistas a aperfeiçoamento.

As ações de curto prazo incluem também novos Programas, com estudos do perfil epidemiológico da população Cassi, proposição de criação de novos programas de saúde (ampliar ações da CASSI na coordenação do cuidado da população) e, ainda, melhoria na Política de Gestão de Pessoas, com estudos para elaboração de proposta de revisão do benefício de plano de previdência, revisão de benefício do plano de saúde e proposta de revisão do Plano de Cargos e Salários dos funcionários da Cassi o que inclui melhoria dos processos para retenção de talentos.

RESPOSTAS PARA A AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE – ANS

O Presidente da Cassi em conjunto com a Diretoria de Governança do BB apresentou respostas dos itens objetos de notificação pela ANS, sendo 2 itens em descoberto que já estariam resolvidos na data da visita àquela Agência Reguladora, algumas contas em aberto que foi demonstrado solução, itens regularizados em setembro e dezembro, restando 4 contas com valores pequenos com solução em andamento.

Sobre a margem de solvência, a notificação foi de não conformidade leve, que poderia levar a criação de um TAC (termo de ajuste de conduta), não formalizado e, por isso, iniciou-se tratativa entre a Cassi e o patrocinador para fechamento das contas de 2018. Para solução da questão, restou acertado um adiantamento de receitas sobre as contribuições do 13º salário dos próximos 4 (quatro) anos, como forma de garantir o funcionamento dos trabalhos e contas de 2018, num montante de 300 milhões.

PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

Considerando o momento ainda delicado por que passa a Cassi, o Banco do Brasil propôs iniciar um novo processo de negociação sobre a sustentabilidade da Cassi. As Entidades representativas dos funcionários que integram a mesa de negociação instalada em 2015 se colocaram à disposição para debater a questão.

CONTINUIDADE DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MEMORANDO DE ENTENDIMENTOS

A Mesa de Prestação de Contas continuará se reunindo periodicamente a cada 3 (três) meses, sendo que na próxima reunião, além das demonstrações contábeis haverá o início das ações de curto prazo. Além disso, está previsto no Memorando que, em até 60 dias, contados a partir do final da Fase 1 (entrega das propostas ela empresa de consultoria) para avaliação e definição da continuidade da contribuição e demais ações previstas naquele documento assinado pelas Entidades Representativas dos Associados.

REUNIÃO DAS ENTIDADES E RESOLUÇÕES DA CGPAR

Como continuidade dos trabalhos da Mesa de Prestações de Contas, as Entidades Representativas dos Associados que compõem a Mesa de Negociação realizaram reunião interna para discutir os desdobramentos das informações apresentadas pela Cassi e pelo Banco do Brasil.

Com a presença dos diretores eleitos da Cassi, as entidades discutiram o detalhamento das ações de curto prazo, o convite ao processo negocial feito pelo BB e ainda a unificação de ações para debater e combater as Resoluções da CGPAR que alteram regras de planos de saúde das empresas estatais.

Sobre essas resoluções, restou definido que os departamentos jurídicos das entidades estudarão as referidas resoluções e deverão propor ações a serem desenvolvidas, bem como a realização de debate com as outras entidades representativas de empregados das outras empresas atingidas. (Fonte: Contec) do site FEEB-PR.