Bancários contestam Caixa por ameaça de descomissionamento de gerentes

25/01/2018

Empregados e empregadas da Caixa cobram da empresa o fim da exigência da certificação de CPA 20 para gerentes de relacionamento. Na tarde desta terça-feira (23), o movimento sindical, enviou um ofício à direção da empresa contestando a ameaça de descomissionamento desses gerentes.

As entidades que representam os empregados da Caixa alertam que milhares de trabalhadores estão sob ameaça de descomissionamento sumário sem que qualquer diálogo tenha havido com o movimento sindical. A intimidação da direção da Caixa coloca em risco a renda e a carreira dos gerentes de relacionamento, além de afetar diretamente a vida pessoal e a saúde dos trabalhadores.

"Essa exigência da Caixa vai na contramão do que ela propõe fazer como empresa que valoriza seu corpo funcional. Não se tira o 'melhor das pessoas' com violência e muito menos com ameaças. Um constante clima de terror e medo só alimenta a revolta e o adoecimento.

A Caixa não considerou nem a data, que é período de férias, e muito menos se a ANBIMA tem estrutura suficiente para promover a certificação de tantos empregados. É uma decisão inconsequente e despropositada que precisa ser revista", destaca o diretor do Sindicato de Brasília e empregado da Caixa Antonio Abdan.

A ação da empresa é contrária ao que foi decidido em mesa de negociação, em que a Caixa se comprometeu a discutir questões que alterem a vida funcional dos empregados, como disposto na cláusula 49, parágrafo terceiro do Acordo Coletivo de Trabalho.

Os representantes dos trabalhadores cobram esclarecimentos sobre o motivo da cobrança da certificação de CPA 20 para todos os gerentes, além das consequências para aqueles bancários que não possuem a certificação. (Fonte: Feeb - PR com Seeb Brasília)