Reunião da Mesa de Negociação Permanente entre Caixa e Contec

11/12/2017

Na última terça-feira (05/12), ocorreu reunião da Mesa Permanente de Negociação CONTEC/CAIXA, no Hotel Imperial em Brasília. Participaram integrantes da comissão nacional de negociação composta pelas Feebs e Seebs e, a convite da CONTEC, também participaram estiveram presentes representantes da ADVOCEF, ANEAC, AUDICAIXA e FENAG.

A Coordenação da Comissão de Negociação da Caixa, Tereza Cristina Teixeira de Freitas abriu a reunião colocando várias ponderações por parte da CAIXA com relação a redução de despesas.

A comissão Contec foi coordenada pela diretora de Finanças, Rumiko Tanaka. Como pauta da reunião ficou acordada a apresentação pelos representantes da ANEAC e Fenag. Ambos falaram sobre problemas enfrentados, assim como apresentaram sugestões de alterações e apontamento de soluções. Além das apresentações pelas entidades também ficou acordado que a CAIXA Econômica Federal faria uma apresentação na área de segurança, atualizando a questões voltadas à área tecnológica com relação à proteção das estruturas de agências bem como de seus empregados.

Apresentação da ANEAC
Os representantes da Aneac apontaram vários problemas com relação a jornada de trabalho e também propondo a jornada de 6 horas. Fizeram uma exposição sobre o Teletrabalho e, também uma avaliação do comprimento da Resolução nº430, do CONFEA, que trata das regras para ocupação de cargos de ordem técnica de engenharia e arquitetura na administração direta e indireta das estatais.

Solicitaram que fosse concedidos incentivos para quem fizer curso de graduação, pós-graduações, especializações, mestrados e doutorados e cursos relacionados com área de engenharia e arquitetura. Também foi relatado os riscos enfrentados nos locais de trabalho, nas comunidades (favelas) e sugeriu a contratação de seguro de vida.

Apresentação pelos representantes da FENAG
Na apresentação, foi sugerido melhorias e possibilidades de alterar regras para uma maior participação da categoria na definição das regras dos ciclos de avaliação do GDP.

Processo de verticalização, sugeriu que as regras mais claras com relação ao impacto nas funções.

A FENAG ainda sugeriu a distribuição de atividades de forma mais eficiente da prática com a reedistribuição de várias atividades.

Durante a apresentação, sugeriram a manutenção dos pontos de Graduação e Pós Graduação, realizados a qualquer tempo pelo empregado, na análise curricular de PSI (com alteração na versão atual do MN, existe um prazo de validade desses cursos, para fim de pontuação) e também um estudo para elaboração de uma proposta de adequação de LAP, para reposição de vagas, num prazo máximo de 90, após o prazo final dos desligamentos.

Outra proposta da FENAG foi a inclusão de checkup no Programa de Qualidade de Vida do empregado, como medida de saúde preventiva.

Segurança Bancária
Foi apresentada pelos representantes da Caixa, a atualização da parte técnica em relação a proteção da estrutura predial e proteção aos empregados da Caixa.

Saúde Caixa
Neste ponto da pauta, a CONTEC fez um resumo histórico da campanha de vacinação contra a gripe do Grupo de trabalho de da Caixa. Neste ano, comemora-se 20 anos da Campanha de Vacinação contra Gripe dos Bancários em todo o Brasil.

Na retrospectiva, os trabalhadores lembraram que a iniciativa veio em 1997, de uma reivindicação, apresentada pela representação dos trabalhadores. A representação da CONTEC lembrou que hoje não só os trabalhadores do sistema financeiro comemoram a vacinação, como também os bancos, já que os números de afastamentos por gripe caíram drasticamente desde o início das vacinações.

As comissões e os convidados comemoraram no encerramento da reunião os 20 anos de vacinação aos empregados Caixa Econômica Federal. Foi destacado também as formas de proliferação do vírus da gripe, os métodos de prevenção, a evolução das novas vacinas anti-gripe e, a importância da vacinação para conter a doença em toda a sociedade. Também foi registrado que a convenção da vacinação dos bancários está sendo usada como modelo para outras categorias, tal a sua importância social.

A comissão da CONTEC, por meio de seu presidente Loureço do Prado, agradeceu pela manutenção desta campanha de prevenção e que teve como resultado a redução das licenças por acometimento de gripe. (Fonte: Contec) do site FEEB - PR.