Entidades reagem à revogação do RH 151. Fenae estuda ação coletiva na Justiça

13/11/2017

Na prática, mudanças acabam com a incorporação de função. Segundo a direção do banco, objetivo é se adequar à Reforma Trabalhista, mas a iniciativa ocorreu um dia antes da entrada em vigor da lei Os empregados da Caixa Econômica Federal foram surpreendidos nesta sexta-feira (10) com mais um ataque da direção do banco: a revogação do RH 151 e alterações no RH 184.

Na prática, as mudanças acabam com a incorporação de função. Segundo a empresa, o objetivo é se adequar à Reforma Trabalhista, mas a iniciativa ocorreu um dia antes da entrada em vigor da lei, neste sábado.

Entidades representativas já reagiram à decisão. Entre elas, a Fenae. “Já estamos estudando uma ação coletiva para assegurar, no Judiciário, os direitos dos trabalhadores. Esse é um reflexo da nefasta ‘deforma’ da CLT e mais um desrespeito com a categoria. Daremos mais informações nos próximos dias”, afirma o presidente da Federação, Jair Pedro Ferreira.

Para Dionísio Reis, dirigente sindical, este é mais um ato que comprova o objetivo do governo federal em desmontar a Caixa. “Está na hora dos empregados do banco se mobilizarem ainda mais fortemente para defender seus direitos, que só foram conquistados depois de lutas históricas”, diz.

A CEE, Comissão Executiva dos Empregados da Caixa, enviou ofício à direção da Caixa nesta sexta-feira. No documento, manifesta contrariedade com a revogação do RH 151 e as alterações do RH 184, solicita o restabelecimento dos normativos e cobra informações sobre os motivos e as consequências da medida. (Fonte: Fenae) do site FEEB-PR.